Ginástica e Musculação

Ginástica

 

Aula com ou sem pesos realizada com fundo musical, muito popular nas academias e clubes, hoje em dia existem muitas variações as mais conhecidas são: Local, GAP, Abdominal.

Local: ginástica localizada, trabalha braços, pernas, costas, abdome, glúteos em geral é procurada por quem ao invés da musculação nos aparelhos prefere o agito de uma aula de ginástica.

GAP: Glúteos, abdome e costas trabalha especificamente essa área, ideal para quem além da musculação procura um reforço para essas áreas.

Abdominal: trabalho específico para essa área, bom para quem busca se livrar das dobrinhas no abdome, em geral a aula dura de 15 a 30 minutos por ser restrita a somente um grupo muscular.

 

DICA: Tenha sempre uma garrafinha de água por perto para se hidratar durante as aulas.

 

Musculação

 

Trabalho realizado com sobrecarga (peso)  ou utilizando o próprio peso corporal, com o objetivo de emagrecimento ou fortalecimento muscular. O treino utilizando o próprio peso corporal é bastante utilizado em atletas, pode ser utilizado em adolescentes pois nessa fase não é adequado o uso de sobrecarga e tem bastante sucesso em adultos não atletas.

O treino com sobrecarga pode ser trabalhada de duas formas, peso livre e na máquina.

Peso livre é aquela aula em que o aluno segura os pesos, alteres ou caneleiras, livre pela liberdade de movimentos, é bastante utilizada nas aulas de ginástica. Nesse tipo de aula o instrutor deve estar ainda mais atento.

Máquina é aquela em que o aluno senta-se, ou apóia-se no aparelho como o Leg press. Em academias é a mais utilizada com iniciantes, devido a maior segurança na execução já que na academia um instrutor tem de dar conta de cinco ou mais alunos ao mesmo tempo.

 

DICA: Leve sempre uma toalhinha e coloque a no aparelho antes de apoiar-se para evitar o contato com a máquina ou passe álcool no estofado antes de utilizar o aparelho.